O Deutsches Architekturmuseum (DAM) escolheu os cinco finalistas para o International Highrise Award (IHP) 2020. Selecionados entre 31 edifícios de 14 países, os projetos incluem torres de Zaha Hadid Architects, BIG, SOM, OMA e Heatherwick Studio. O IHA é considerado o prêmio de arquitetura mais importante do mundo dedicado a edifícios em altura.
O International Highrise Award é voltado a arquitetos e incorporadores cujos edifícios tenham pelo menos 100 metros de altura e tenham sido concluídos nos últimos dois anos. Como nas edições anteriores, a China é o país com o maior número de arranha-céus, com aproximadamente um terços de todos os edifícios com mais de 100 metros sendo construídos lá. Este ano, o Casablanca Finance City Tower, em Marrocos, foi o primeiro arranha-céus no continente africano nomeado para o prêmio.
O vencedor será homenageado no dia 29 de outubro na Paulskirche de Frankfurt. Devido à pandemia de Covid-19, o evento será online e transmitido ao vivo. O International Highrise Award (IHA) oferece um prêmio de 50.000 euros ao vencedor. Os finalistas de 2020 são:
- Omniturm (Frankfurt am Main/Alemanha) por BIG – Bjarke Ingels Group, Copenhague / Dinamarca
- Eden (Singapura) por Heatherwick Studio, Londres / Reino Unido
- Norra Tornen (Estocolmo / Suécia) por OMA Office for Metropolitan Architecture, Rotterdams / Países Baixos
- The Stratford (Londres / Reino Unido) por Skidmore, Owings & Merrill, Londres / Reino Unido
- Leeza SOHO (Pequim/China) por Zaha Hadid Architects, Londres / Reino Unido
O júri é composto por arquitetos, engenheiros, especialistas em imóveis e críticos de arquitetura. Ele avalia os projetos indicados de acordo com os seguintes critérios: design voltado para o futuro, funcionalidade, tecnologia da construção, integração com projetos de desenvolvimento urbano, sustentabilidade e relação custo-benefício.
Vencedores das edições anteriores:
- 2018 "Torre Reforma" na Cidade do México (México), BR&A Arquitectos como arquitetos e incorporadores;
- 2016 "VIA 57 West" na cidade de Nova York (EUA), BIG - Bjarke Ingels Group e The Durst Organization (incorporadora);
- 2014 "Bosco Verticale" em Milão (Itália), Boeri Studio e Hines Italia (incorporadora);
- 2012 "1 Blight Street" em Sydney (Austrália), uma colaboração entre ingenhoven architects de Düsseldorf e Architectus de Sydney com DEXUS Property Group (incorporadora);
- 2010 "The Met" em Bangkok (Tailândia), WOHA em Singapura e Pebble Bay, Tailândia (incorporadora);
- 2008 "Hearst Building" em Nova York (EUA), Foster + Partners e Hearst Corporation (incorporadora);
- 2006 "Torre Agbar" em Barcelona (Espanha), Ateliers Jean Nouvel e Layetana (incorporadora);
- 2004 "De Hoftoren" em Haia (Holanda), Kohn Pedersen Fox Associates (Internacional) PA, Londres e ING Vastgo (incorporadora).